Qual foi o primeiro assassinato registrado na historia?


Bom pelo o incrível que pareça (ou não), o primeiro registro de assassinato na historia esta escrito na Bíblia na história de Caim e Abel, que é narrada no livro de Gênesis. Este teria sido o primeiro homicídio da história da humanidade. Abel era pastor de ovelhas e Caim lavrador.

Apesar de alguns não acreditarem na Bíblia, não se pode negar ao fato de que esse assassinato realmente existiu agora quais são os motivos ninguém sabe na verdade, mas marcou na vida de muitos nômades que provavelmente viveram na época e presenciaram de fato esse crime, e de acordo com as narrativas durante todos esses anos acabou se tornando uma historia dentro da Bíblia, já que muitas historias existentes na Bíblia são copias de outras religiões que tiveram seu ápice e declínio durante aquela época, e também são  historias de nômades que falavam essas passagens durante as suas travessias no deserto para a sua família e ate para os “forasteiros”, que depois foram sendo registradas.

Abaixo falarei um pouco sobre a narrativa (resumo) da historia de Caim e Abel.

Narrativa

Em determinada ocasião, Caim e o seu irmão mais novo Abel apresentaram ofertas a Deus. Caim apresentou frutas do solo e Abel ofereceu primícias do seu rebanho (Uma ovelha). (Gênesis 4:3, 4). A oferta de Abel teria agradado a Deus, enquanto que a de Caim não, caindo-lhe o semblante.

Deus diz a Caim, apos ver o seu semblante caído por ter sua oferta rejeitada: “Se procederes bem, não é certo que serás aceito?” (Gn 4.7).

Possuído por ciúmes, Caim armou uma emboscada para seu irmão. Sugeriu a Abel que ambos fossem ao campo e, lá chegando, Caim matou seu irmão;

Respondendo ainda com arrogância ao ser interpelado por Deus, o Criador sentenciou-o ao banimento do solo, além de ser condenado à condição de errante pelo mundo, que parte em busca de um futuro indefinido em um deserto de homens. Caim lamentou a severidade da sua punição e mostrou ansiedade quanto à possibilidade de o assassinato de Abel ser vingado nele, mas, ainda assim, não expressou nenhum arrependimento. O Criador “estabeleceu um sinal para Caim”, o signo protetor que designa a criatura de Deus, a marca do filho de Adão, para impedir que fosse morto, mas o registro não diz que esse sinal ou marca fosse colocado de algum modo no próprio Caim. Deus disse ainda que quem o matasse seria “castigado sete vezes”.

Após ter matado Abel, Caim teria partido para a “terra da Fuga (Nod ou Node), ao leste do Éden”, levando consigo a sua esposa, cujo nome não é mencionado na Bíblia.

Rejeição ao Sacrifício

A Bíblia não diz claramente o motivo ao qual o sacrifício de Caim foi rejeitado, mais tradicionalmente existem algumas interpretações bíblicas que tentam explicar o fato.

Algumas fontes indicam que o sacrifício de Caim não teria agradado a Deus, pois os sacrifícios a Deus deveriam ter derramamento de sangue. Assim como Adão e Eva, ao cometer o pecado original tentam esconder-se com folhas, mais isto não esconde o pecado a Deus, que ao ver mata um cordeiro e os veste com pele de animal.

Outras fontes dizem que o sacrifício de Abel foi oferecido com fé, em face da declaração bíblica de que “Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas.” (Hebreus 11:4), um sacrifício total.

Vídeo explicativo

Abaixo um vídeo contando um pouco sobre essa historia.

 

Fonte:wikipedia
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

21 respostas para Qual foi o primeiro assassinato registrado na historia?

  1. H disse:

    A bíblia é falsa por completo.. Nunca use uma fonte que não tem nenhuma evidência de veracidade para afirmar algo como isso.

    O primeiro assassinato é algo muito filosófico.. pq para assassinar tem que se ter a decisão racional de tirar a vida, como o homem nos primórdios era selvagem e sem razão não sei se pode contar como um assassino..

    é isso, esqueça a bíblia

  2. Eduardo disse:

    Engano seu… as religiões que se basearam na Bíblia para serem fundadas. E as religiões são distorções do que Deus realmente quer de nós. A grande maioria é assim, acreditar em encarnações, vida após a morte, um homem poder casar com mais de uma mulher, decepar membros, suicídios e etc, tudo isso é distorção da real Palavra, que desde o início era a lei, hoje é que a nossa “lei” é falha e não atinge a todos.

    • renata disse:

      e verdade devemos acreditar em um unico deus e e claro aprender a sua palavra conhecer mais a sua historia deus eo criador de tudo existe o bem eo mal nos (no sentido de todos que nao conheçe muito bem a palavra de deus ) estao sendo enganados pois a verdade esta sendo escondida por alguns que naum querem ajente saibam e quando alguns ae falaram que naum era pra a creditar na biblia esta muito enganado pois e como se vc nao acreditase que jesus nunca existiu que deus e nosso pai pois eo que a biblia fala quer dizer que os nossos parentes alguns que sabem bem a palavra do senhor esta mentido!!!???

  3. Mau disse:

    Muito provavelmente é uma lenda adaptada dos antigos povos que habitavam a Suméria, atual Iraque… como as lendas de Gilgamesh, um ‘Noé’, ou a lenda de Jó, um homem atormentado pelo diabo. O exagero nas lendas é sempre presente, força descomunal, parentagem com deuses, sabedoria infinita.

    Infelizmente uma cultura aproveita de outra e assim evolui, assim como hoje muitas religiões evoluiram das lendas bíblicas, num futuro distante as religiões serao diferentes. Exemplo: hoje não se oferecem mais sacrificios, nem humanos, nem animais. Isso é ou não é uma grande diferença?

    • maxim disse:

      hoje não se oferecem sacrifícios? então você está a viver noutro planeta, de uma Googlada e procure por tribos africanas ou “clans” e vai ver que aínda há muito dessas coisas. Até em Berlim há um restaurante de canibais(sim isso mesmo) e as pessoas vão lá dar ou comer carne(eles dizem que isso tem a ver com a alma da pessoa e coisinhas assim, para justificarem o acto deles) portanto a religião de Deus nunca muda, mas as religiões do deuses pagãos mudam, isso sim, porque as leis dos pagãos são feitas por homens, mas as leis de Deus são feitas por Deus e como Ele nunca muda as leis também não mudam. Quanto ao sacrifício de animais no velho testamento, isso representava a morte de Jesus(o cordeiro sem culpa e iniquidade representava Cristo), mas depois de Jesus morrer não fazia sentido continuar a sacrificar animais.

  4. eduardo esteves disse:

    eu só sei que foi a maior matança pois aniquilou 25% dos habitantes da terra.

  5. Kátia disse:

    O uso da racionalidade humana veio muito depois de Caim e Abel, precisamente no Estado Moderno, então colocar o uso da razão como fonte de justificação do crime supra citado é meramente obscuro pelos seguintes argumentos: A Biblia foi o advento da era onde a racionalidade humana começou a ser justifica da a partir do momento que o homem passou a perceber que precisava ser governado.Portanto, sendo cristã ou não, a Biblia trás consigo histórias de uma civilização e não ensinamento de Cristianismo específico no antigo testamento.
    A filosofia aristotélica trás consigo um motor que gera a vida e que gera as coisas que São Tomás de Aquino chamou de Deus bem mais tarde. Com franqueza e colocando a total opinião sobre o texto acima, obviamente que quem não acredita em Deus, não pode crer que o primeiro crime do mundo possa ser O caso dos irmãos, entretanto, julgar a Biblia como ”uma fonte que não tem nenhuma evidência de veracidade para afirmar algo como isso” é algo tão ignorante quanto afirmar que o livro sagrado não trás consigo fatos verídicos que hoje são estudados em matérias propedeuticas de faculdades de Direito no Brasil.

  6. gui disse:

    Primeiro,

    “grande maioria”, se já é maioria já é grande. Aprenda a escrever! Jesus!!!

    A biblia é composta da varias metaforas, a interpretação cabe ao homem. A biblia é um guia.

    • lucasrocksp disse:

      Para pessoas de outras religiões a biblia não é um guia!! E para ateus tb não!!
      Agora só pq o assunto é relacionado ao registro escrito e da para sabe que isto são historias repassadas por geraçoes,e pelo fato que todos sabem pelo menos os que usam o cerebro q essa coisa de Adão e Eva serem os primeiros humanos é só mais uma lorota ,mas é bem provavel q eles tenham feito alguma merda na região onde moravam e ficaram lembrados comos os que sairam do eden..
      E é estranho q vc deve ser cristão e bem provavel q estava procurando erros para poder criticar o texto é vc não usa os principios da sua religião mas fazer o que né ja q vc não usa a bliblia como guia “jesus”…

      • maxim disse:

        estás a dizer que religiosos não usam cérebro? pelos vistos tu nem sequer sabes o que é cérebro… pra tua informação cérebro não é só racionalidade, há também a parte dos sentimentos, moral etc.

      • lucasrocksp disse:

        ???
        Não sei aonde vc tirou essa conclusão,mas é bem provavel que vc ache que a vida é só baseada em principios religiosos,mas a sua opnião deve ser respeitada,tente ser mais conclusivo na sua critica!
        Obrigado

      • erika disse:

        acho que vc lucas nao acredita no amor na vida em nada por que eu acho que vc nao tem fe cara vc tem que se apegar a deus pedir perdao
        me esqueci vc parece nao a credita bem na palavra de deus pois vc acabou de dizer que adao e eva poderia ser mais uma lenda da biblia e a biblia e uma palavra de deus nao so o guia e sim caminho de vc conhecer os principios de deus pois todos nos temos escolhas vc nao deveria gastar seu tempo de vida criticando a palavra de deus e sim conhçela antes de criticar pelo menos se vc nao tem fe respeita cara como estou te respeito a sua se e que tem fe ou alguma religiao !!!

  7. DANDARA MARA disse:

    A biblia ajuda em termos nada em que os nossos cintistas fariam sem ela …
    a podemos comparar a biblia com livros de historinhas infantis muito influente atraves delas podemos perceber os costumes e religiões da época modo de vestir etc …
    NÃO DEIXA DE SER UMA GREANDE MENTIRA DA HUMANIDADE !!
    VIVA OS ATEUS !!!!!!

  8. DANDARA MARA disse:

    GRANDE*

  9. franco sergio covre disse:

    Abel alcançou testemunho de que agradara a Deus, ou que ofereceu melhor sacrifício pela fé, e não por meio do sacrifício.

    Deus não aceita as pessoas por causa de suas ofertas e sacrifícios, e sim, pela confiança que depositam em Deus. Caim foi até Deus confiando em sua oferta, e, por isso, ele não foi aceito e nem a sua oferta.

    Abel foi até Deus convicto que seria aceito e galardoado. Ele foi aceito e a sua oferta também. Abel confiou em Deus, que é galardoador, e Caim confiou na sua oferta, continuando reprovável diante de Deus.

    Abel recebeu a recompensa, pois Deus atentou para Ele e para a sua oferta. Observe que Deus atenta em primeiro lugar para o homem que n’Ele confia, e depois para a oferta. O testemunho de Deus quanto a oferta de Abel decorre do fato de ele ter sido aceito por Deus pela fé.

    Observe que, pela fé Abel ofereceu melhor sacrifício que Caim, tanto que, até depois de morto a sua oferta lhe deu testemunho da justiça alcançada.

    Em nossos dias vemos muitos lideres religiosos concitando os seus liderados a fazerem votos e contribuições. Para isso, apresenta a oferta ou o sacrifício como elemento para fazer o homem alcançar a ‘bênção’ de Deus.

    Esses lideres argumentam que, quando maior a oferta, maior é a fé do ofertante. Invertem os valores que a bíblia apresenta, onde o homem só é aceito por Deus por meio da fé, e, depois a oferta é recebida por Deus.

    Abel não foi até Deus por causa de uma ‘bênção’, mas pela fé alcançou um bom testemunho “Foi por ela que os antigos alcançaram bom testemunho” ( Hb 11:2 ).

    Desta forma compreendemos o exposto pelo escritor aos Hebreus: “Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim…” ( Hb 4:4 ).

    Por ter se aproximado de Deus pela fé, de Deus Abel recebeu testemunho de que era justo. Observe que a oferta jamais poderia justificar Abel, pois o escritor aos Hebreus já havia demonstra que o sangue de animais jamais poderiam tirar pecados ( Hb 10:4 ).

    O que é impossível a sangue de touros que se oferece em holocaustos, é possível pela fé, pois, pela fé Abel alcançou de Deus testemunho de que era justo “… pelo qual alcançou testemunho de que era justo…” ( Hb 11:4 ).

    e para você que se considera Ateu, parabéns pois é através de vocês que se manifesta a vontade de Deus, que é a de igualdade e amor entre todos, pois é através deste amor que o verdadeiro cristão se manifestará. Não se conhece Deus apenas pela biblia não. Conhecemos o mesmo através de gestos de amor, amizade e doação.

  10. Besttman disse:

    Besttman

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s