É verdade que brasileiros fundaram Nova York?


Provavelmente. Registros populacionais da prefeitura de Nova York comprovam que, no dia 12 de setembro de 1654, 23 judeus saídos de Pernambuco desembarcaram na cidade, até então conhecida por Nova Amsterdã. Entre eles, famílias com crianças, o que indica que alguns já eram nascidos em terras brasileiras. Foram os primeiros imigrantes a realmente se perpetuarem na cidade – antes, Nova Amsterdã servia apenas de entreposto comercial e abrigava temporariamente comerciantes e navegadores. Os brasileiros fundaram também a primeira colônia judaica em solo americano.

Para entender por que os judeus fugiram de Recife, melhor voltar para 1630, quando o local foi invadido pelos holandeses. A tolerância flamenga com as práticas religiosas seduziu milhares de judeus a se mudarem de países católicos para lá. Mas, com a saída de Maurício de Nassau, governador do chamado Brasil holandês, e o enfraquecimento das defesas holandesas (que já não recebiam tanto apoio financeiro e armamentista de Amsterdã), em 1654 os portugueses restauraram o poder na região. Restou à comunidade judaica fugir do Brasil.

O grupo que se dirigiu a Nova Amsterdã foi preso por espanhóis na Jamaica e só não foi entregue à Inquisição Católica porque a Holanda interveio. Já em Nova Amsterdã, o governador francês, Pierre Stuyvesant, os proibiu de manter qualquer tipo de negócio e de praticar cultos judaicos, além de negar-lhes auxílio financeiro. Em 1664, quando o controle foi passado para os ingleses, que rebatizaram o local de Nova York, o grupo conseguiu liberdade religiosa e civil, construiu a Sinagoga Portuguesa e Espanhola, a primeira do país, e formou a futura elite financeira local.

Fonte:Aventuras na historia  http://historia.abril.com.br/cotidiano/verdade-brasileiros-fundaram-nova-york-434610.shtml
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

4 respostas para É verdade que brasileiros fundaram Nova York?

  1. // hey, hey! // disse:

    ah, então quer dizer q além de brasileiros, judeus tbm fundaram NY

  2. JOSE GERALDO DOS SANTOS disse:

    SER INTELIGENTE É SABOREAR A QUALIDADE NÃO A QUANTIDADE AI É QUE COM BOA IDÉIA NÃO PRECISA DE MUITO ESFORÇO PARA BUSCAR A VERDEIRA ALEGRIA DESCONTRAÇÃO BEBAM COM MODERAÇÃO E DESCOBRIRÃO O VERDADEIRO SABOR DA CANA QUEIMADA ORGULHO DE SER-TÃO-SERTANEJA ORGULHO DO SER-TÃO BRASILEIRO.

  3. JOSE GERALDO DOS SANTOS disse:

    BEBAM COM MODERAÇÃO, APRECIANDO O SABOR VERDADEIRO DA CANA QUEIMADA IGUAL NÃO TEM IGUAL.ESTA É ÓTIMA.

  4. Afinal, o que os Americanos fizeram em suas vidas???? heim… Os Esatados pertenciam a outros Países, que foram comprados ou tiveram a ajuda diplomatica, etc… afinal o que mericaano fez, fizerm ou faz pelo País mediocre deles, que só sabem levar o nome de mais rico do mundo, o homem mais poderoso de mundo!!!! o negão!! afinal!! O que essa cambada de racista fzem na vida???

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s