8 motivos para temer as baratas !


Se você se gaba por ser capaz de ficar tranquilo sabendo que há uma barata asquerosa em sua casa, saiba que isso não deve ser motivo de orgulho, não. A gente listou algumas razões para temer (e/ou admirar, vai saber) esses pequenos monstros e não deixar que eles saiam impunes.

As baratas caseiras não têm nenhum papel na cadeia ecológica: são só pestes, mesmo
Não precisa ter dó de dar aquela chinelada: aqueles monstrengos que vez ou outra aparecem na sua casa para comer restos de comida e disseminar o pânico não têm nenhuma função nobre no equilíbrio da natureza – são só uma praga, e ainda carregam doenças. Mas as que vivem na natureza são importantes, já que contribuem para a reciclagem do material orgânico e servem de alimento para vários predadores.

Barata andando pela casa durante o dia não é bom sinal
As baratas não dormem, mas sabem que é hora de se recolher quando percebem a claridade e só saem quando escurece. Dentro das casas, a hora de ficar quieta no seu canto é enquanto o homem está ativo, oferecendo mais riscos a ela. Então, se você tiver um infeliz encontro diurno com o bicho, fique atento. Baratas em atividade durante o dia indicam que a população está muito alta e não há esconderijos para todas.

Elas têm pelinhos no traseiro que lhes dão informações detalhadas sobre o inimigo
Você que já tentou matá-las sabe: o bicho é rápido e tem um baita reflexo. Isso se deve em boa parte a dois pelinhos que a barata tem no traseiro, chamados cercis. Eles são capazes de perceber movimentos sutis do ar e lhe permitem obter informações sobre possíveis ameaças, como localização, tamanho e velocidade. Além disso, elas enxergam muito bem, mesmo quando não há luz, e seus ouvidos são capazes de detectar até os passos de outra barata.

Elas podem roer os seus lábios enquanto você dorme – e deixam ali microrganismos que causam doenças

Esta é para você nunca mais dormir tranquilamente: as baratas têm o hábito horroroso de roer os lábios das pessoas durante o sono para pegar partículas de alimentos. Isso é ainda pior se considerarmos que os bichos podem carregar a bactéria da peste, da febre tifóide, da cólera, o vírus da poliomielite, de um tipo de herpes e ainda podem transmitir vários tipos de conjuntivite. Escova de dente, para que te quero!

Elas têm uma capacidade incrível de se multiplicar e os ovos vingam mesmo quando a mãe morre
Sabe aquela gosma branca nojenta que explode quando você esmaga a barata? Aquilo é gordura e contém as reservas de nutrientes que vão alimentar as células do inseto quando faltar comida. Ali também existem algumas dezenas de ovos, que podem vingar mesmo depois que a mãe morre. A capacidade de reprodução das baratas é incrível: em 150 dias de vida, uma única fêmea consegue botar cerca de 320 baratinhas no mundo.

As baratas conseguem viver vários dias sem cabeça (!)
Além de conseguir ficar até um mês sem se alimentar, o inseto ainda é capaz de sobreviver por vários dias sem a cabeça. É que suas principais estruturas vitais ficam espalhadas pelo abdômen e, nesses casos, um gânglio nervoso no tórax passa a coordenar os seus movimentos, permitindo que fujam das ameaças. Como seu corpo tem um revestimento de células sensíveis à luz, ela ainda pode localizar e correr para as sombras. Qual a forma mais eficaz de matá-las, então? Anote: aerossóis e outros produtos na forma líquida são eficientes contra a barata de esgoto (Periplaneta americana); para matar a barata de cozinha (Blattella germanica), as formulações gel são as mais indicadas.

Para fugir delas, só correndo para as calotas polares
Apenas 1% das mais de 4 mil espécies são caseiras. As outras vivem na natureza, e são tão danadas que conseguem viver em quase todos os ambientes naturais, de desertos a florestas tropicais. A sua grande barreira ecológica é o frio intenso, mas nem adianta fugir para a Noruega ou a Finlândia: elas aparecerão em versões minúsculas e vão querer se aquecer no quentinho da sua casa nórdica. A única solução é correr para as calotas polares.

Fontes: Marcos Roberto Potenza, pesquisador do Instituto Biológico de São Paulo; Revista Mundo Estranho; Revista Superinteressante.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

27 respostas para 8 motivos para temer as baratas !

  1. Pingback: Piu Downloads | Blog | Links de Domingo #1

  2. Pingback: Tweets that mention 7 motivos para temer as baratas ! | Lucas rock's Blog -- Topsy.com

  3. André disse:

    Bom, basta dizer que metade das informações postadas são factóides sem sentido. Antes de saírem matando as baratas como se fossem pestes, pensem que sem elas ou ratos, cidades como São Paulo ou Nova Iorque estariam cobertas em lixo. Leiam um pouco, tenham bom senso.

  4. ens disse:

    Apenas 1% das mais de 4 mil espécies são caseiras. As outras vivem na natureza, – Mas as que vivem na natureza são importantes, –

    entao sao importantes sim, ponto final

  5. mael disse:

    Pessoal Loki. O post tah correto sim. E adorei saber que elas andando de manhã em casa é perigo em dobro XD~~

  6. Carol disse:

    Affe, nem acredito nisso. Defender barata..?
    mata mesmo, ora carambas! essa peste feia dos infernos, come gente, é praticamente imortal, voa (sempre p/ cima das pessoas) entre outra bizarrices from hell. Taca chinelo!!! taca veneno!!! fikadika.

  7. Fernando disse:

    Fato real e importante: baratas são devassas!!!!
    Nunca de uma mijada em uma parede que tenha uma barata descendo por ela. Fiz isso e ela pulou bem no meu pinto!
    Traumatizado até hoje!!! Putz!!!

  8. Iss disse:

    Manuu… se a cada 150 dias uma femea coloca 320 filhotes, foda-se vamo matar todas q a gente ve!

  9. mila disse:

    Tudo isso se resume….EU ODEIO AS BARATAS!!!

  10. sabrina disse:

    elas podem ser enportante …MAIS EU ODEIO BARATAAAAAAA DE MAIS se eu ve EU MATOOOOOO TODASSSS

  11. sabrina disse:

    odeioooo BARATASSSSSS

  12. John Dekowes disse:

    Meus parabéns pelo artigo. De fato, as baratas são o terror da humanidade… quer dizer, nem toda… existem populações que comem o tal inseto. É verdade! Segundo o Wikipédia: “Na alimentação humana, para muitos povos orientais as baratas fazem parte de sua dieta, sendo comidas cruas ou cozidas. No Brasil, os índios Chocleng (Santa Catarina) apreciavam as baratas ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Barata ).
    Como se percebe, a culinária do ser humano tem de tudo.

  13. Pirollo disse:

    Meu caro amigo Lucas. boa noite!!!
    Esse bicho é muito asqueroso, nojento… e ainda vem roer os nosso lábios, eca… ainda bem que meu pé não tem medo delas… pluftis… rsrsrss…
    Parabéns pelo excelente post!
    Grande abraço e muita paz!!!

  14. Jucifer disse:

    eu não preciso de motivo nenhum
    odeio elas
    essas bixinhas horrorosas
    q tocam terror

    bjim guri

  15. luiz disse:

    filha da puta, vai roe o labio do capeta

  16. Tais disse:

    as baratas da natureza sao importantes, mas as que vivem em casas não, elas vem de bueiros e são grandes transmissoras de doenças. E é quase impossível acabar com essa praga, mesmo quando a mãe morre, seus filhotes sobrevivem e criam resistência ao veneno, portanto vamos matar todas, vai saber se nao é uma fêmea… eca

  17. Mari disse:

    Valeu!
    eu nunca mais vou
    durmir tranquilamente.
    MEDO

  18. luisa Pinto disse:

    Apanhei uma infestação de baratas caseiras em casa e quando me comecei a perceber bem o meu marido andava com a pele dos pés ruida ao ponto de fazer bolhas de agua e ficar em carne viva e os meus filhos também apareceram com os pés ruidos pelas baratas. Só acho estranho como uma coisa destas pode fazer tal coisa onde neste artigo fala só dos lábios e os pés não dizem nada. Será que foi outro bicho, não acredito pois o que tinha cá em casa era mesmo muitas baratas caseiras. Tantas nunca tinha visto tal coisa, e outra coisa pelo que me apercebi eram de varias especis pelo menos de três eram. Pretas, as outras castanhas escuras e claras, umas tinham assas e outras não. Se não visse eu não acreditava. Matei um bicho redondo preto com cornos grossos e parecia não ter cabeça, ainda hoje não sei indenteficar esse bicho, mas escondia se no preto e tinha 3 patas de cada lada. Que bicho seria este, parecia uma carraça em ponto grande ou uma arranha com as pernas enconhidas. Gostava de saber que bicho era este. Eu até já tenho medo de estar aqui a morar este bairro está inpestado destes bichos nojentos ( baratas) o outro só vi uma vez.

  19. Pingback: 6 motivos para temer as baratas | hrcontroledepragas.com.br

  20. Um dia eu estava em casa daí uma barata caiu no meu pescoço e quando fui tirar ela me arranhou com as patas dela ‘

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s