Polêmico!!!Para filósofo, ateus sofrem discriminação nos EUA


O filósofo americano Daniel Dennett, 68, afirma que em algumas regiões dos EUA os ateus ainda sofrem discriminação semelhantes à sofrida por homossexuais na década de 50.

“Ainda há enormes áreas do país onde, se você disser que não acredita em Deus, vai perder seus amigos, seu negócio… Se você admitir que pertence a esse grupo [ateus], sua vida está arruinada”, disse.

Dennett também afirmou que tentar conciliar dados de biologia evolutiva com fé em Deus é um ato de desespero intelectual.

O filósofo é autor de “A perigosa ideia de Darwin” (editora Rocco) e “Quebrando o encanto” (editora Globo).

Bom isto acontece la nos EUA e também é muito comum no Brasil, é igual se você for maçom, rosa cruz, e outras seitas que já sofreram discriminação e associação ao “satanismo”, mas não aquele “fraco” de simpatias e etc., e sim aquele que envolve sacrifícios humanos, se a pessoa falar que é ateu, adeus amizade de muita gente o preconceito é enorme, as pessoas evitam você, e tem alguns que ficam sabendo querem ate te matar ou bater de verdade mesmo, aqui no Brasil é mais fácil ser respeitado como assassino ladrão, traficante e etc., e ser considerado vitima da sociedade como, por exemplo, maníacos sexuais (obs.fala que a pessoa tem problema!), agora sendo ateu você já é culpado de tudo, te falam mal no meio da rua, e você não é considerado como “herói” como os traficantes ou vitimas como os “maníacos”, e sim culpado de todos os problemas que acontecem no mundo, é tipo um apedrejamento nos dias atuais, é esse “Brasil” é estranho, se houvesse uma passeata de ateus na paulista, a população iria La para bater, falar mal falar coisas ofensivas, e depois falam que o povo aqui é “tolerável”, mas não é bem assim que as coisas funcionam, caso a pessoa tenha idéia diferente da maioria da população, é triste vivermos em um mundo democrático e as pessoas terem atitudes da idade media.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

25 respostas para Polêmico!!!Para filósofo, ateus sofrem discriminação nos EUA

  1. Nath disse:

    Eu, como boa atéia [e cética], eu sempre pergunto aos que me criticam por não crer em deus: Cadê o amor bíblico pelos ‘gentios’??? A coisa fica pior ainda quando afirmo que nunca irei( nem eu nem ateu nenhum) matar ninguém, nem jogar bomba, nem me explodir, porque os outros acreditam e eu não. Muito menos ir de porta em porta tentar convencer as pessoas a serem atéias e principalmente, nunca jamais iria pedir 10% do salário de ninguém ( 30% quando é no final do ano)!
    abçs
    ps1.Seu blog é muito bom!
    ps2. Conhece George Carlin? Se não, assista os vídeos dele, você irá dar boas risadas!

    • alexandre pedro lourenço disse:

      valeu mina ! e desce pais que vivemos”puro preconceito,racial,politico ,local,existente,”nunca nos aceitarao,sempre nos criticaremos,sempre nos evitao,mais no final ,vivem no mesmo mundo ,corrupito,desonesta ,capitalista,rascista,prepotente,ignorante,sangrento,desumano,;;ou talveis vivem em outro mundo,que naso seja a terra e claro.prefiro ser ateu conciente,do que ser religioso forsado na marra ,sou ateu com muito orgulho,!

  2. Marcos disse:

    Seria irresponsabilidade alguém que vê coisas que o ateu não vê, que tem uma dimensão a mais, a espiritual, deixar o pobre morrer à míngua e ainda por cima ser futuro inquilino de alguma área vip do inferno. Se o crente te chateia, pelo menos saiba que ele deve gostar muito de você e espera o seu melhor. Não é fácil ser crente hoje em dia, com tantos escândalos, roubos e enganações. Tem que amar, para deixar as próprias tarefas, a própria vida e dedicar um pouco de tempo por quem te despreza, humilha e diminui.

    • Marcio de Mattos Bandeira Corrêa disse:

      O que um crente vê? Ele vê apenas o que está escrito em seu livro sagrado, e o que seus ¨homens santos¨dizem. Um crente mata pessoas pelo amor? Ou isso é gerado pelo ódio que está incutido em cada livro ¨sagrado¨ que diz que as outras religiões ou mesmo a falta delas estão erradas (os).
      O crente me chateia simplesmente pelo fato de ser uma pessoa sem estudos, inclusive do seu próprio texto ¨sagrado¨, o qual o mesmo fica cego às suas leituras. Tenho certeza que, eu como ateu, sei mais do seu livro do que a maioria dos crentes, incluindo sua história.
      Procure pelo conselho de Nicéia. Talves isso possa abrir seus olhos para uma realidade maior do que você pensa.
      Me prove CIENTIFICAMENTE a existência de um outro plano de vida. A existencia de um Deus, ou mesmo um arquiteto. Me prove CIENTIFICAMENTE que o seu texto está certo. Somente assim irei aceitar sua ¨verdade¨.

      • Chiyoko Gonçalves disse:

        Perdão, Marcio. Não creio em divindadesn mas gostaria de lhe pedir que prove CIENTIFICAMENTE que qualquer divindade NÃO exista. Ou que você prove CIENTIFICAMENTE que seu texto está certo. Quero dizer que apesar de ela não concordar com você, ou com ou com a Nath. Ela não te pediu uma prova absurda, tampouco para o autor do texto. Duvido que seja possível provar qualquer um dos lados. E que, tanto ateísmo, quanto qualquer forma de teísmo não são prováveis, no sentido de prova empírico-científico. E que as mesmas são somente uma questão “vetorial” de crença, enquanto um vai para um lado(crer) o outro vai para o outro(descrer).

    • alexandre pedro lourenço disse:

      esse seu “mundo perfeito “so existe na sua cabeça!idiota! e o ateu que mata pessoas inocentes em nome deus ?eo ateu que ingana as pessoas com a promessa de salvaçao?e quem pede dinheiro na igreja,o ateu ou o crente na promessa de vida eterna ,eh? se eu supostamente algum dia “nao sei quando?” falasse com esse deus ,eu sinplesmente falaria; voçe e o maior assassino que existe,o mair egoista que existe,o maior tirano que existe..et…” como nao existe,fico tranquilo!,dispenso esse reino ficticio e prfiro viver na realidade mesmo com lunaticos como voçe!

  3. Caio disse:

    Sabe o que eu acho engraçado os ateus serem discriminados mas os cristões serem praticamente linchados na internet.

    Eu sou Ateu mas nem por isso vou atacar as crenças de alguém, é ridículo e imaturo.
    Se cristões crê em um livro que seja sagrado para eles? Porque simplesmente não ignorar? Não machuca ninguém, pelo menos hoje em dia.

    • Marcio de Mattos Bandeira Corrêa disse:

      Em um mundo perfeito, cada um teria suas crenças e descrenças, sem atacar ninguém , ou tentar endocrinar ninguém.
      Eu não ataquei, apenas mostrei fatos.
      E machucar, machuca muito. Vide os ataques dos homens bombas em Israel e os ataques de Israel à Palestina.
      E hoje em dia, os cristãos não machucam ninguém? Já vi até vídeos de espancados na Igreja Universal. Eles são cristãos.
      Você se pergunta: “E a Igreja Católica com isso?”. É o mesmo livro, com doutrinas diferentes. E a Igreja Católica, com sua visão retrógadra, faz com milhares de pessoas morram de AIDS todos os anos, por não permitir o uso da camisinha, criando dogmas absurdos como a lei do celibato, que NUNCA vai ser tomada ao pé da letra, pois somos animais racionais, mais ainda assim animais.
      Realmente não machuca ninguém?

    • alexandre pedro lourenço disse:

      voçe e ateu? nao pareçe ?quem e mais discriminado ,o ateu ou o crente? e porque voçe vive num mundo livre ,nao e mesmo ?indiferente respeitador de escolhas alheias,livre de regras religiosas ,livre de expreçao! eo mesmo mundo? entao voçe vive em outro mundo e nao mesmo que eu ateu ou seja ; ser obrigado,e nao escolher pessoalmente!

  4. Ming oliver disse:

    Sofro preconceito já perdi negocios e amigos se afastaram de mim por ser Ateu.. só me pergunto cadê o amor ao proximo??? as pessoas vem usando a fé a milhares de ano para cometerem terriveis ações o mundo é cruel com quem é diferente sou feliz sou ateu nao reclamo de nada em minha vida viva a racionalidade

  5. Mêlanie disse:

    não conhecia teu blog ainda. Achei muito bom. Ótimo conteúdo, e o post é muito interessante. Discutir sobre religião é muito delicado. Cada um tem suas crenças e independente do que achamos, elas são seguidas. Não sigo nenhuma religião, mas acredito em uma força que está acima de nós. Não acreditar em nada, não é motivo para atacar os outros que creem. Mas isso, infelizmente, as pessoas não entendem.

  6. Bruno disse:

    Isto acontece nos EUA por serem extremamentes protestantes, uma grande tradição no país, até o presidente Bush (pai) afirmou em um discurso que os ateus não deveriam ser considerados cidadãos americanos ( podemos perceber que a imbecilidade é de família ), já o Brasil, é um país multi-religioso, e multi-ignorante, incapaz de saber o que é ser ateu, encaram isto apenas como uma pessoa infiél e burra, é difícil dizer publicamente que sou ateu no Brasil, por isso prefiro não repartir isto com outros brasileiros. Já em países europeus extremamente desenvolvidos, como Suécia, Noruega, o atéismo toma parte da maioria da população, e estes lugares tem maiores os índices de qualidade de vida do mundo, mas se você diz isso a um brasileiro religioso, provavelmente ele dirá: “esses europeus venderam a alma ao demônio! é tudo coisa do demônio”.
    Nasci no lugar errado.

  7. Deby disse:

    bom… não sou atéia (é assim que escreve?) mas respeito muito, pois eu tenho muitos questionamentos sobre minha religião (católica), por exemplo, tem muuuita hipocrisia.
    Comecei a entender melhor os ateus depois de me tornar vegetariana, pois os dois ainda sofrem preconceito!(e muito! tenho amigos que são ateus e vegans, uma vez quase lincharam o coitado por estarem dicutindo religião!)A religião deveria servir para unir as pessoas, e não gerar conflitos!As vezes acho que um mundo sem religião poderia ser melhor…mas ainda tenho minhas dúvidas!

    • ave cesar disse:

      ola deby,
      se me permite uma dica, que acho que pode ajudar nas suas duvidas em relação a religião cristã ou as outras oriundas do livro, leia a biblia, sem medo de questionar, pois eu acho que voçê vai se decidir logo, fui cristão-católico, hoje estou livre de dogmas e mentiras, sou ateu, e me sinto mais leve, e nem por isso perdi minha moralidade e meu carater, pois independem de deus, abraços, espero ter te ajudado em alguma coisa, e peço desculpas se te ofendi em qualquer palavra, não foi a minha intenção, perdão, paz a ti e todos.

  8. Tiago disse:

    creio q não seja novidade

  9. André Luis Cavalcanti Silva disse:

    Eu já sofri preconceito por forma de chingamentos de meus colegas no colégio,me chamando de vagabundo, isso machuca muito mas eu só percebo cada vez mais que religião nao faz uma pessoa ela ser boa ao contrario (em alguns casos) só faz dela ser arrogante e ter uma visão distorcida da realidade. dizer que nao acredita em deus para eles é como chinga-los, eles acham que seguem uma religião só por dizer que acreditam em deus, nenhum deles seguem de verdade uma religião, nao frequentam nenhuma igreja nen algum culto ao “seu deus” simplesmente dizem que fazem parte daquela devida religião.

    tenho 16 anos e tenho minha opinião formada.

    • ave cesar disse:

      caro andre,

      a melhor coisa que vc pode fazer, é não discutir, mas se for o unico jeito, pergunte a eles se o deus deles é a biblia? e se a biblia é o deus deles?, pois
      se assim for, ela não pode ter mentiras concorda?, pois é o que mais tem nela, exemplo bem rapidinho, judas o traidor morreu como? enforcado ou aberto ao meio para suas tripas cairem no chão?, (Mt 27:5) Ele Então, atirando Para o Templo de Moedas de prata, retirou-se E foi-se enforcar. ou Foi morto Por Deus? (At 1:18) Ora, Este [Judas Escariotes adquiriu] a, um campo com Iniqüidade da Recompensa, e, precipitando-se, Rompeu-se Pelo meio, e como SUAS Todas entranhas se derramaram. duas verdades ou duas mentiras? a religião que eles se baseiam é pura mentira, abraços andré , paz a ti e a todos.

    • alexandre pedro lourenço disse:

      voçe tem desesseis anos e e descriminado,imagine quando tiver minha idade ! 37 anos , as vezes fico com medo sair de casa para trabalhar e no caminho ser apedrejado,e humilhado pela desiçao que tomei de ser ateu ! siga forte no seu caminho que parece para mim o mais sensato e racional ,cara!

  10. Luciano Reis disse:

    Bem, a questão aqui é bem mais profundo.
    Crentes e ateus são dois termos bem genéricos e não correspondem realmente ao que deveriam remeter. Se um homem fosse verdadeiramente crente de qualquer que fosse a religião, e cumprisse estritamente as normas morais e éticas de seus mestres fundadores, seja Cristo, Budha ou Maomé, este elevaria-se da categoria humana, deixando de pertencer a ela.
    Já se fosse ateu as aparentes injustiças da vida o faria perecer ao menor desses impactos, pois sem nenhuma esperança de compensação ou explicação divina, seu aparelho psíquico quebraria sob o peso das piores idéias negras.
    Toda essa discriminação, apesar de absurda, não é de se estranhar. Vale lembrar que, o mundo tecnológico e dito civilizado que nos cerca, não passa da sombra de uma época negra e obscura. Se observarmos a história humana podemos perceber que o homem já viveu tempos muito mais aúreos e, definitivamente, podemos chamar esta nossa era de uma Nova Idade Média.

  11. Marcio de Mattos Bandeira Corrêa disse:

    Para Chiyoko Gonçalves:

    As lacunas das ciências não devem ser preenchidas por divindades ou milagres. Já foi provado que isto está errado. Antigamente os padres nos diziam que a Terra era chata, Galileu RE-descobriu que ela era redonda. Foi para a cadeia por isso. Antigamente acreditavam que a gravidade eram diabinhos te empurrando para baixo para voce não ascender aos reinos dos céus. Hoje em dia sabemos que a massa exerce força gravitacional magnética que nos mantêm aqui. E por aí vai. Não caia no erro de simplesmente achar que as lacunas não serão respondidas. Sem contar que eu não pedi provas científicas, simplesmente falei que quando a ciencia desvendar os mistérios, e se eles foram de algum aspecto divinatório, eu darei minha mão à palmatória e acreditarei no processo científico probatório da teoria em questão.

    • ave cesar disse:

      parabens marcio,

      desculpe entrar na conversa, o Chiyoko Gonçalves quer uma prova que divindades não existam: vou dar um exemplo : o bispo edir macedo, ele é uma prova que dividades não existem, como esse deus que o bispo prega tanto, pois se ele realmente existisse o bispo tava frito, desculpe a piada, mas essa de provar que divindades não existem foi demais para mim, fui, paz a ti e todos, inclusive ao meu amigo Chiyoko Gonçalves.

      • Marcio de Mattos Bandeira Corrêa disse:

        Peço desculpas, eu realmente pedi que me provasse cientificamente.
        Não foi minha intenção, afinal não podemos provar ainda.
        Porém minha opinião continua válida.

      • Chiyoko Gonçalves disse:

        Não há problema quanto entrar na conversa, isso é um espaço público(sobre um aspecto diferente do normal, e eu também dei minha cara a tapa quando publiquei minha opinião, oras =D).
        Mas, a questão aqui é justamente essa prova científica que não existe(ainda?). Ocorre que sendo qualquer tipo de divindade existente nada garante que ela se enquadre nos nossos padrões de bondade, ela pode simplesmente querer “ver o oco”. E o “Bispo”(do jogo de xadrex?) Macedo sendo um canalha não prova que não existam divindades. Prova somente que existe gente sem escrúpulos neste mundo.
        Mas, se existisse um Zeus eu acho que ele levava um raio no meio da testa, sim. =p

  12. Camila disse:

    Bom, eu não acredito em nenhuma religião (pelo menos as que conheço), simplesmente porque os crentes (vulgo, TODOS OS RELIGIOSOS) fecham-se na sua religião sem pensar que podem filosofar sobre as coisas que eles acreditam.

    Acredito que o mundo perfeito seria aquele onde não existisse religião, porque muitas guerras são travadas pela palavra de Deus.
    Cada religião é diferente, por isso os nomes diferentes… mas todos acreditam no que pode ser melhor para o mundo.

    Não acredito em inferno… mas falando na língua da Biblia…
    Os gays vão para o inferno, fornicadores, ateus, pedófilos… dentre outras coisas…
    Mas será que esquecemos de um pecado simples que leva ao inferno que TODOS que já postaram aqui estão cometendo?

    Usar roupas com duas cores é pecado.

    Se Deus disse que gays, ateus e outros vão para o inferno, então ele próprio se contradiz quando essas mesmas pessoas são pessoas ótimas para o mundo. Até mesmo melhores que as pessoas que leêm a palavra Dele.

  13. Bruno disse:

    Tinha que ser que nem na época da inquisição católica, falou algo sobre Deus se prepara cara tais na merd@ e vai morre do pior jeito possível!

Deixe uma resposta

