Pesquisa mostra que 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin!


Ao investigar as convicções sobre o desenvolvimento da espécie humana, pesquisa Datafolha mostrou que a maioria crê em Deus e em Darwin. Para 59%, o homem resulta de milhões de anos de evolução, mas guiada por um ente supremo, informa reportagem de Hélio Schwartsman publicada pela Folha.

Um em cada quatro brasileiros, porém, acredita que o ser humano foi criado por Deus há menos de 10 mil anos. Para 8%, a evolução se dá sem interferência divina.

Os índices variam segundo a classe social e a educação. Quanto maiores a renda e a instrução, maior é a parcela de darwinistas e menor a de criacionistas, que dão mais peso à ação divina.

Os resultados se assemelham aos da Europa e contrastam com os dos EUA. Segundo pesquisa Gallup de 2008, lá os criacionistas somam 44%. Os evolucionistas com Deus, 36%, e os darwinistas “puros”, 14%.

O Datafolha ouviu 4.158 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos.

fonte:folha
About these ads
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

23 respostas para Pesquisa mostra que 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin!

  1. Marcos disse:

    Quanto mais educação, mais alienação. É o sistema sendo martelado em mentes acostumadas à manipulação. Tinha um professor de filosofia que categoricamente afirmava que Deus não existe, ao mesmo tempo que traçava as menininhas de 17/18 anos, fascinadas com tamanha “sabedoria”.

    • Lucas Belussi disse:

      É isso aí Marcos, você está com toda a razão! Esse tipo de pesquisa tem a intenção prévia de associar inteligência com ateísmo, alienaçao pura. O engraçado é que ateus não são apenas medianos, são burros mesmo! Se procura os mais instruídos, vá buscar números de estudiosos da alta cultura, ou da educação clássica, e verá que as maiores mentes da humanidade são todas teístas.

    • Renan M. disse:

      “Alienação:

      Perda da razão, loucura: alienação mental.
      Estado da pessoa que, tendo sido educada em condições sociais determinadas, se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas.”

      Ops!Não parece um pouco sobre oque a bíblia ou o alcorão ensinam?Por meio do medo de deus absoluto, a educação privada de conhecimento e a perda ou falta de conhecimento sobre fora da religião?
      Sei que o sistema de educação brasileiro é falho parte das vezes, mas oque ele mostra na verdade, são apenas fatos, a única coisa de se difere de um aluno aprender “x” e o outro “y” é porque o professor não esta lecionando direito e não abre a cabeça do jovem para as outras opções.E como vivemos em um estado laico não podemos ensinar religião nas escolas.

      Agora vamos ver a organização do significado de “alienação” com a religião:

      “Perda da razão, loucura”.Na definição de “razão” temos: “O entendimento ou inteligência humana”.Então alienação seria justamente a perda de inteligência, oque a EDUCAÇÃO ensina?
      E mais, razão e religião não seriam completemente opostos, pois a primeira usa a fé para converter?E a fé é justamente a falta de razão?

      Agora não entendo o por quê de você fazer essa relação entre um professor ateu e o fato de “traçar menininhas”. O-o

  2. Rean disse:

    ahUHAUh, só rindo mesmo do comentário do Marcos. Religiosos adoram inverter os papeis, se colocam como vítimas da mídia e do sistema educacional quando o que acontece é justamente o contrário. Pelo menos não deixam de fazer perceber sue preconceito quase sempre que abrem a a boca pra falar.

  3. alex disse:

    Podem reparar tanto no meio artistico
    quanto nos anônimos , a pessoa ficou decadente,
    vira crente…
    “orar é a melhor maneira de não fazer nada e ainda
    assim achar que está ajudando”

  4. TngYm disse:

    “Quanto mais educação, mais alienação.” Que coisa mais idiota de se dizer. Quanto mais educação, mais a mente da pessoa é aberta e menos ela é manipulada. Pessoas inteligentes procuram a verdade, fazendo pesquisas e criando bases em cima destas pesquisas. Não acretitam em seres mágicos poderosos capazes de criar vida entre outros absurdos. Esse Marcos é mais um manipulado, um fantoche de um padre ou um pastor. Fazer o que se ele teve “menos educação”…

  5. Rafa disse:

    Religiosos são preconceituosos sim!!! E como você fala que ateu é burro? burrice para mim é acreditar cegamente em algo que não existe, não aparece, deixa o mundo na merda… enfim… Religiosos sao tao cabeça fechada que não entendem que cada um tem sua opiniao e ninguem é obrigado a acreditar em deus, principalemente porque ele não aparece pro aliviar a dor dos pobres que mesmo morrendo de fome acreditam nele… Sabe eu tenho muitas duvidas sobre a existencia de deus, mas digo uma coisa…. mesmo que deus de fato exista, ele é o pior ser que existe, ja que tem o poder na mão e não faz nada… ele seria pior do que qualquer humano que ele mesmo criou!!!

  6. Lucas disse:

    Acredito que conhecimento nos distancia do divino sim.
    Quanto mais estudamos, e aprendemos, ficamos mais racionais e aprimoramos nosso senso crítico.
    Começa a se tornar difícil engolir Dogmas Religiosos, simplesente por não fazerem qualquer sentido. Até mesmo seminaristas teólogos se pegam com essa dúvida primordial de “Será que deus existe?”.
    Acho errado criticar quem tem fé, assim como acho errado criticar que não tem. Se a fé ajuda ao crente a encarar o mundo, o laico não tem nenhum direito em descredibilizar essa fé, e a recíproca é verdadeira.
    “A redenção está na caridade” não na Igreja nem na religião .

  7. Alexandre disse:

    Para um país que tem aproximadamente 27 milhoes de estudades, em um universo de cerca de 190 milhoes de habitantes, creio que o numero de 4.158 pessoas é insiganificante no contexto da analise sugerida. Considere ai somente os estudantes, sem levar em consideração os que já tenham concluido pelo menos o ensino secundario ou superior.
    Claro que fatores como segmento religioso e estudo convergem para a escolha do entrevistado, mas a pesquisa é falha.
    Se for feita em locais de grande concentração religiosa, terá um resultado e o emso se for feito em locais com grande concentração academica o resultado será outro…

    Por isso mesmo o estudo no país não é levado a serio pelas autoridades. Ainda tentam manter o povo no cabresto atraves da ignorancia…

  8. Marcelo disse:

    Discordo!

  9. Andrei disse:

    Por que vocês discutem isso dessa forma? Sério, apenas provam que a crença em deus ocorre em pessoas inteligentes e em outras pouco instruidas – Bem como o ateísmo não é privilégio de pessoas com conehcimento.

    Um pode citar o exemplo do professor, outro pode citar o exemplo do padre… e aonde chegam?

    Mas pobre vão tornando-se os comentários, logo uns vão dizer que Deus vai te castigar, sendo que o outro não crê nele… qual o sentido?

    Por favor, pensem antes de escrever… reflitam se o que vocês publicam serve de alguma coisa.

    E é lógico que é só uma pesquisa, olhem a amostragem… é ridícula. É muito fácil manipular números… o número de mortos por uma doença pode parecer mínimo quando apresentado em porcentagem, pórem assustador se mostrado em seu valor absoluto. Então não tirem conclusões precipitadas, até por que são necessários vários estudos e pesquisas até poder se afirmar X ou Y.

  10. Marcelo disse:

    NUNCA OUVI NADA MAIS RIDICULO Q O LUCAS BELUSSI. COMO VOLTAIRE DISSE, POSSO NAO ACREDITAR PLENAMENTE NO QUE VC DISSE MAIS RESPEITO O DIREITO DE DIZE-LA, PARTINDO DESSE PONTO, RESPEITO MUITO E VC PODE DIZER O Q QUISER, MENOS QUANDO DIZ Q OS MAIS INSTRUIDOS E ESTUDIOSOS DA ALTA CLASSE (NAO SEI O Q ELE QUIS DIZER COM ISSO) SAO TEISTAS, ME IMPRESSIONA O SEU GRAU DE NAO CONHECIMENTO E DE FALAR BESTEIRAS, LER UM POUCO SOBRE RICHARD DAWKINS E SEU LIVRO DEUS UM DELIRIO, DAI VC SE INSTRUI MELHOR E VER POSTAR COMENTARIOS!!!!

  11. Mikael disse:

    Se ele é onipresente, de fato criou lúcifer(o mal) já sabendo o que ele viria ser, se ele é onipotente por que não desfaz a cagada que fez??? Prefiro ser ateu do que acreditar em um deus sádico!!!!

  12. Lucas disse:

    O negócio é: somos livres.
    Cada um acredita no que quiser, e vão se fuder! –‘

  13. anonimo disse:

    a bem da verdade histórica: Darwin sempre acreditou em Deus!!

  14. ExtremeVoid disse:

    Vi o comentario falando que professor de filosofia traça menina de 17/18 anos? Pastores traçam crianças de 4+ anos.

    Hipocrisia Total.

    So pra adicionar, o Comentario do Lucas, Sim, pessoas que acreditam em Adão e Eva e a “cobra falante”, Noé, e afins, Realmente é “mais inteligente” do que um que analiza vestigios que uma linha evolutiva do planeta.

  15. Maxwell disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    esse primeiro comentário ai foi de rachar de rir
    se o cara traça menininhas problema é dele esse tbm tem que ser torturado da mesma forma que os padres desgraçados e gays ainda por cima por que menininhas são melhores que menininhos (esse foi meu lado sádico e filho da puta)

    sou ateu por que não acredito em deus e pronto não precisa explicar mais nada
    se vcs acreditam ótimo por que se tudo que vcs falam for verdade ninguem nessa porra vai pro paraíso principalmente vcs religiosos

  16. tiago disse:

    Metade se julga “inteligente” por que acredita em Deus a outra metade por que não acredita, o que vcs fazem da vida? Todos querem ter a razão mais não conseguem nem discutir um assunto sério, acreditem em algo mistico ou realista e serão pessoas racionais. não precisão ser inteligentes apenas serem criticos.

  17. “cobra falante” disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    “cobra falante” foi foda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s