Quais estados brasileiros já tentaram ser independentes?


A resposta depende da interpretação de cada historiador sobre os movimentos separatistas ocorridos no Brasil. Um exemplo é a Revolução Constitucionalista de 1932. Para alguns especialistas, o movimento pretendia separar o estado de São Paulo do restante do país. Para outros, ele foi essencialmente uma revolta em defesa da Constituição, desrespeitada durante a ditadura de Getúlio Vargas. Como não há consenso sobre o caráter desse movimento, decidimos desconsiderá-lo da nossa lista. Também deixamos de fora todas as tretas ocorridas antes da Independência do Brasil. “É só a partir da autonomia política conquistada em 1822 que se pode falar de movimentos de separação de províncias ou estados”, diz o historiador Antônio Celso Ferreira, da Unesp. Tirando essas polêmicas, a maioria dos pesquisadores concorda que pelo menos três movimentos tiveram objetivo separatista. Essas revoltas, que a gente explica direitinho aqui ao lado, aconteceram durante o século 19. Ao contrário do que ocorreu em outras partes do mundo, os separatistas daqui não tinham fortes motivações religiosas, étnicas ou culturais. “Eles costumavam se preocupar quando o poder do imperador atrapalhava seus interesses econômicos ou políticos nas regiões que dominavam”, diz o historiador José Carlos Barreiro, também da Unesp. Essas elites só sossegaram quando perceberam o que estava acontecendo em países como Haiti e Venezuela, onde, aí sim, quem se rebelava contra o poder central eram os escravos ou camadas mais pobres da população. Para não incentivar a idéia de uma revolta popular, os líderes regionais não só desencanaram das rebeliões separatistas na segunda metade do século 19 como passaram a apoiar medidas para fortalecer a autoridade imperial.

País despedaçado

Aconteceram pelo menos três rebeliões separatistas no século 19

Cabanagem

Estado principal – Pará

Ano – 1835 a 1840

Estopim – Em 1833, os regentes que governavam o país nomearam o novo presidente da província do Pará, Lobo de Souza, contra as elites locais.

O nome foi inspirado nos cabanos, que eram pessoas que moravam em casas de palha. As elites aproveitaram a insatisfação popular com as precárias condições de vida e atiçaram a rebelião para diminuir a influência do Império. O levante, que também atingiu a região do Amapá, acabou sufocado por divergências internas e pela intensa repressão.

Confederação do equador

Estado principal – Pernambuco

Ano – 1824

Estopim – A primeira Constituição, imposta em 1824 por d. Pedro I, limitava a autonomia das províncias.

Insatisfeitas com o governo central, lideranças locais – principalmente padres, fazendeiros e comerciantes – organizaram levantes para isolar o estado, propondo formar a chamada Confederação do Equador, porque Pernambuco ficava próximo à linha do Equador. A rebelião se espalhou por outros estados do Nordeste – Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará – mas foi derrotada pelo Império. Seu principal líder, frei Caneca, foi fuzilado em 1825.

Guerra dos farrapos

Estado principal – Rio Grande do Sul

Ano – 1835 a 1845

Estopim – Em 1834, os regentes aprovaram um novo aumento de impostos para os gaúchos.

Os revoltosos (conhecidos como “farrapos” por causa de seus trajes precários) derrubaram o presidente da província e proclamaram a independência. Em 1839, ocuparam parte de Santa Catarina, proclamando a República Juliana – ela foi fundada em julho, daí o nome. Em 1845, o governo central retomou a região.

fonte:mundo estranho
About these ads
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

50 respostas para Quais estados brasileiros já tentaram ser independentes?

  1. Vinnie disse:

    A revista esqueceu da Bahia… Que por sinal foi o primeiro movimento, em 2 de julho de 1921 antes mesmo da própria Independência do Brasil. Aqui na Bahia se é comemorado até hoje e é feriado. =D

    Independência da Bahia ou Conjuração Baiana.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_da_Bahia

    Taí o link…

  2. bruno disse:

    o correto é revolta dos farrapos.
    só se denomina guerra quando ocorre alguma mudança politica, economica ou social no país.
    como não houve nenhuma mudança, o certo é revolta (ou revolução).
    há de citar também o ato não separatista do rio grande do sul, com garibaldi…
    abraço.

  3. Pera disse:

    E Minas gerais?

  4. Observador disse:

    EU SOU DE SC E POR MIM SERÍAMOS SEPARADOS DO RESTO DA PORRA DO BRASIL.

  5. Smoke disse:

    isso separa SC do Brasil que já começamos a melhorar. “Cabaço puta estado ridiculo”

    • Felipe disse:

      UAEHUEAHUEAHUAH
      Esqueceu do acento agudo no segundo “i” de ridículo…
      Fala isso pois não conhece. Com certeza melhor estado brasileiro.
      Vá ler um livro, fazer algo útil. Quem sabe assim você melhora, pelo menos um pouco, seu nível cultural. ;D

  6. ju mello disse:

    O RS tá até hoje tentando se separar do Brasil, rs. Um dia a gente consegue.

  7. Marido separatista disse:

    Eu queria separar da minha mulher ! :)

  8. Felipe disse:

    Como brasileiro é ignorante
    Moro em SC e aqui é o estado com menor índice de violência
    Pena você não poder dizer o mesmo do Sudeste e do resto do brasil

  9. Leonardo disse:

    O SUL É O MEU PAÍS!!

  10. capullo disse:

    Para PERA!

    Em Minas houve a inconfidência mineira que era um movimento de repúdio ao governo português que retirava ouro em grandes quantidades do Brasil, mas pelo que sei em Minas não houveram movimentos para se separar do Brasil!
    abraço

  11. Paulista disse:

    Por mim São Paulo deveria se separar do resto do Brasil, estão vcs do Sul poderiam aproveiar e se declarar independentes. Aí quero ver o resto passando fome!!! É injusto sustentarmos este país.

  12. Cleomar Santos disse:

    Concordo Amigo!!! SP poderia se separar do Brasil! nos vamos ficar sem café, sem açucar, sem alcooll, sem drogas! sem poluição, sem ladrões, sem violencia! e sem os bons programas de TVs que na maioria são feitos em SP! vamos morrer de fome desta forma, eo sul iria vender a produção de Trigo, soja, arroz e carne bem mais cara para vcs! kkkkkkkkkkk.

  13. Victor Marinho disse:

    Pernambuco já foi independente durante a ocupação holandesa.

    Só um detalhe pro que falou que SP sustenta o país nas costas: O governo federal arecada de impostos do nordeste pelo menos 40% da receita anual, e só é investido 10% desse dinheiro aqui na minha terra. Bem acho que se for fazer os cálculos direitinho você vai ver que está errado né amigo?

    Bem sou de Pernambuco, e acho que o Brasil é o que é hoje, graças a diversidade. O que houve no passado não vale a pena ser discutido hoje, fica apenas como lição. O Brasil deve permanecer unido para continuar forte economicamente como é hoje.

    • Elis disse:

      São Paulo sustenta o Brasil sim pois é o Estado que mais manda dinheiro para Brasília e não recebe nada em troca.
      São Paulo está disparada na frente como o lugar que mais manda dinheiro para o Brasil e não recebe nem 1% do que manda.
      O nordeste é o lugar que mais recebe dinherio sem contribuir com quase nada.
      O nordeste já recebeu mais dinheiro do que a Europa no Pós- Guerra e mesmo assim não consegue se desenvolver como deveria em parte por causa de seus políticos corruptos e em outra parte porque acham mais fácil ir sugar a riqueza de outros lugares do que lutar pela sua região.

  14. Concordo disse:

    Sao Paulo é a maquina que leva o Brasil, sem a gente a poha do resto do brasil nao conseguiria se sustenta!

    • wendell disse:

      Duvido que São Paulo ou outro estado consiga “sobreviver” independentemente. Dúvido!!!
      Ou vcs acham que a corrupção vai acabar se algum estado se separar?
      Mas eu torço pra isso acontecer….só pra quebrar a cara de muita gente sem inteligência. Depois ia aparecer na tv: “São Paulo está um caos, não existe leis, as pessoas estão sofrendo…querem voltar a ser o que eram… um simples estado brasileiro igual a outro qualquer!”
      Se fosse tão fácil assim, o Brasil não deveria exportar, importar…

      Pessoas que apoiam grupo separatistas=povo preconceituoso.

  15. jose roberto disse:

    lembre se paulistas e gauchos trate de agradecer aos brasileiro que abriram as portas a vcs e lembre de pagar a passagem que o povo brasileiro bancou para vcs nao morerem na europa. lembrem se vcs estao de favor nao fiquem pensando em dividir o brasil que o brasil tem dono os portugueses e os africanos.

    • Alfahacker disse:

      Amigo, estuda mais! no Brasil só tinha indios, vamos agradecer para quem? para os indios? Será que os africanos tambem devem agradecer alguem? Minha descendencia é Alemã com Italianos e Indios, é improvavel que eu agradeça aos portugueses…

    • LUCIANO BRASILANDIA disse:

      pelo q vejo, vc é um cara que deveria tomar conta de um museu, pois está se baseando em informações de época do descobrimento e o assunto aqui se trata de nossa atualidade. se liga e para de viajar no tempo.

  16. anônimo disse:

    Se o estado de SP cai o Brasil cai.Por mais que a economia se descentraliza daqui,São Paulo ainda comanda, ainda carrega o Brasil nas costas.Tem de se separar, pra mostrar nossa Hegemonia

    • carlos disse:

      Aí covardão, assina anonimo cadê teu nome?

    • fabio disse:

      e ser muito imbecil achar que o est de SP e tudo . pois a industrializacao desse mesmo estado so foi possivel com fortes insentivos do governo e da dirtribuicao dos produtos ja industrializados para o restante do pais ou seja MERCADO CONSUMIDOR. sem isso SP nao seria nada pois pra quem venderia sua producao cambada de hipocritas .. fora que para os desinformados nos ultimos anos a economia nacional tem se descentralizado enquanto a economia de SP tem se estagnando os outros tem tido crescimento constante ,estados do centro oeste e nordeste bem como regaio norte com novos polos industriais . por isso ao inves de falar tanta merda vai estudar um pouquinho sobre hitoria do brasil e economia . no mais aqui fica o meu recado.

  17. harley vidor disse:

    Sou partidario do separatismo em âmbito nacional, mas não por motivação descriminatoria. Seria muito estúpido achar que o problema dos estados ricos são os estados pobres. Visão miope, praticamente cega. O Brasil é uma nação maravilhosa, não há com fugir desta realidade, o que realmente nos prejudica e a questão do imperalismo exercido por Brasilia. Com o passar dos anos, nosso país cresceu e se desenvolveu consideralmente mas não teve a mesma sorte em se tratando da parte social e educacional. Somos colonos explorados pelo império Brasilience. Deste cancêr teremos que nós livrar. Cada estado da nação tem que ter o direito de se auto administrar da forma que convém, isto é democracia. O fato é que ainda não proclamamos nossa independência. Homens maus, vindos de todos os cantos do Brasil, vivem em Brasilia apenas para nós roubar, condenando-nos a uma existência miserável. Aqueles que proclamam um separatismo por conta de uma superioridade social, econômica ou cultural, nada mais são do que traidores financiados pelos criminosos do poder imperial. Fazem com que esta proposta tão legitima se transforme em bandeira preconceituosa e desumana. Quem sabe o que melhor para sua casa e sua família é você ou seu vizinho? Volto a resaltar o quanto maravilhoso é nosso país, quem é que não gosta do Brasil e de todos seus encantos. A Europa é formada por vários países pequenos e irmãos, cada qual respeitando seus limites, e através da União Europeia trabalham em prol do bem comum, sem comprometerem sua soberania. Pelo fim do imperalismo no Brasil e pela proclamação das REPÚBLICAS INDEPENDÊNTES DO BRASIL. Obrigado.

    • Juliano Oliveira disse:

      Eu penso da mesma forma. Tambem acho que como não se respeitam as culturas alheias no Brasil, deveriamos delimitar o alcance de cada manifestacão cultural e somente assim conseguiriamos viver em paz.

  18. alex disse:

    o movimento pela independencia paulista começou em 1812,quando proclamarao independencia,porem a historia no brasil e vaga,facil e mastigada,sabemos que documentos foram destruidos desde a época do império até hoje! infelizmente se hoje existe esta duvida ou pura ignorancia de alguns que acha que o separatismo é algo brutal,desigual,sem sentido,entao o brasil ainda deveria ser de portugal? por tal pensamento!….ale-mrbsp

  19. leticia amed disse:

    eu adoorei

  20. Antonio disse:

    São Paulo tem que separar do resto do país sim.
    Chega de carregar esse país nas costas.

  21. Por mim são paulo pode se separar, são paulo só é um estado economicamente poderoso, porque o governo lá em brasilia determinou, porque deveria ser o centro da industria, Brasilia e não são paulo, se são paulo leva o
    Brasil nas costas não e por nada amigo, e porque assim foi feito, e valem lembrar, que a mão de obra, e toda nordestina, sem os nordestinhos guerreiros, são paulo seria um furada enorme, agradaçam a eles e não aos paulistas e sim os europeus nordestinos colonizadores de São Paulo.
    Sou gaúcho e tenho sentimento de separatista que nasce dentro de cada gaúcho, se nordestinos são discriminados, gaúcho são com piadas que nada tem a ver com o estado e sim, uma baita ignorancia daqueles que falam e riem, como piadas de portugueses, e com piadas de negros, loiras, e baianos. Lá em Portugal os portugues chamam fazem as mesmas piadas, na frança francês acha que Brasileiro é tudo travesti, nos Eua brasileiro vivo na selva e etc..
    Portanto é Brasil é imenso, e niguem leva ninguem nas costas, esta tudo interligado, o Gaúcho com a colonização europeia, os nordestinos com garra e humildade de brilhar os olhos. Lembrem que o Gaúcho colonizou a Brasil dentro do Brasil como disse Arnaldo Jabor, santa catarian, praticamente dos 5 milhões de habitantes, de 1 milhão de gaúchos nascidos e residentes lá, de lages a chapecó so da gaúcho e filhos, os catarineses aderiram aos costumes, no parana, oeste do parana, quase 300 mil gauchos nascidos ou filhos paranaenses, filhos de gaúchos, movimentando assim a economia do estado, em mato grosso do sul, o desenvolvimento veio graças as imigrantes gaúchos, oeste e sul de mato grosso so da gaúcho, agora os gaúchos estão desenvolvendo terras, acreanas e rondonienses, então basicamente, desbravamos o brasil dentro do brasil, gaúcho e forte, ama a familia e trabalha embaixo de sol ou chuva, podem falar piadas ou que quiserem, mas aqui o sentimento é forte, e sabemos que a dor de cotovelo é grande e sempre será, os fracos e os esquecidos nunca serão lembrados, pois somente os fortes são lembrados e desdenhados durante a historia, falem podem falar, mas temos nosso orgulho, fomos criados em galpão, entre nossas raizes, dentro de nossas culturas, amamos nosso rio grande, nossa familia e nossas coisas, cantamos nosso hino como nenhum brasileiro sabe. Podem até cantarem, mas saber realmente o orgulho de cantar o hino rio grandense só gaúcho da terra.
    Portanto somos gaúchos aguerridos e bravos, desbravadores, temos uma economia forte, e sabemos que no memonto em que tornarmos uma republica, nos reergueremos, conquistaremos nosso espaço e seremos um economia forte, temos o melhor idh do brasil, comparada com os de 1ºmundo, santa catarina so esta hj em primeiro por causa dos gaúchos que estão lá desenvolvendo o estado e tomando os melhores empregos, temos os melhores politicos, eles só não estão lá pq hj não deixam gaúcho entrar na liderança, assim como Getulio fez, temos os melhores arbitros de futebol, os melhores adminstradores, os melhores advogados, temos os melhores profissionais de jornalismo, os melhores lideres, tudo baseado, na força de trabalho empenho e determinçao. Podemos sim virar um País, forte e desenvolvido, porque desenvolvemos regiões que pobrem eram, com trabalho, queremos uma nação sim, só para nós e se um dia chegarmos a isso, mostrariamos e todos já saberiam que o Rio Grande Ia dar certo.

    Enfim, que venha a Republica Riograndense, e que são paulo se separe também, e que o merito da economia seja dada as nordestinhos trabalhadores e que nunca foram aplaudidos e valorizados como deveriam, como aqueles politicos, que querem só abrir poço de aguá e dar bolsa familia para os pobres coitados, comprando votos. Sabemos que os politicos influentes estão no nordeste hj, mas não fazem nda para seu povo, dão a miseria para o povo miseravel, eles querem é estudo, só assim sua cultura e as condições realmente vão melhorar, culturamente nivela a inteligencia, e não darão asa para as mentiras politicas, vendo que poço de aguá não é nada comparada a riqueza do pensamento e um inclive da qualidade de vida, tu quer um poço ou uma aguá encanada ?

    Viva o Rio grande e viva ao Brasil de pessoas trabalhadoras e determinadas…

  22. Elis disse:

    Discordo de pessoas mal informadas que dizem que São Paulo é desenvolvido graças aos nordestinos.
    Os nordestinos trouxeram mais problemas do que benefícios a São Paulo.
    Favelas em São Paulo são feitas por nordestinos, moradores de rua em São Paulo quase todos são nordestinos e de outras regiões, super lotação em São Paulo de transportes públicos e do sistema de saúde é devido a número excessivo de pessoas de outras regiões e nordestinos.
    Isso sem contar que eles arrumam um monte de filhos e depois não tem de condições de sustentar gerando futuros ladrões e marginais e além do mais fazem imposição de sua cultura colocando músicas horrorosas que somos obrigados a ouvir contra a vontade.
    Para os mal informados São Paulo se desenvolveu com o dinheiro do café que era produzido no próprio Estado e com o braço dos imigrantes europeus que trouxeram conhecimentos da Europa implantando indústrias em São Paulo.
    Mesmo durante a crise de 1929 que fez com que os outros países não comprassem mais café não influiu, porque nessa época o Estado já tinha enriquecido.
    Concordo que em 1950 o governo brasileiro, facilitou a entrada de inúmeras multinacionais no Estado, mas se isso foi feito é porque encontrou melhores estradas e melhor potencial do que em outros lugares.
    Nordestinos não são responsáveis pela riqueza de São Paulo, não foram eles que deram dinheiro para desenvolver o Estado e sim foi o próprio dinheiro gerado aqui.
    Eles trabalharam como operários na construção da cidade? Pode até ser, mas foram pagos para isso, não fizeram de graça.
    Não sou contra a migração, reconheço também que os nordestinos são úteis para fazer certos serviços que ninguém quer, e que eles são necessários, só acho que eles deveriam estudar mais e só vir a São Paulo com certeza de emprego, ou seja vir para acrescentar e não para criar problemas, pois vindo a São Paulo para trabalhar e não para criar favelas, problemas, lixo e sujeira, brasileiros de todos os lugares são bem vindos.

  23. vagner da luz flores disse:

    bah patrick meecar gostei da tua resposta

  24. Matheus disse:

    O Brasil é cheio de corruptos FDP, porque alguns brasileiros são tão inúteis querendo um ser melhor que outros, ficam se preocupando em guerrinha e independência, vendo qual economia é maior, que não vê que tem vários corrutos mandando ver comendo o nosso dinheiro.
    É o caso da rivalidade de ALGUNS paulistas e cariocas, não sei dizer quem é mais idiota.
    Alguns brasileiros nãos se amam e não fazem nada para achar amor em si próprio, e o orgulho de ser brasileiro está estampado na fuça e o idiota não vê.
    Sou de SP adoro os nordestinos, admiro os mineiros e o gingado dos cariocas, amo a minha floresta Amazônica que o mundo daria tudo pra tê-la , os gaúchos com uma cultura linda !
    Eu amo meu país, eu não quero se desmembrar de nada, e a cada dia eu agradeço a Deus por ter nascido aqui!
    Para esse que ficam se achando os “gostosoes” eu tenho pena, desse jeito você nunca vai se desenvolver, muitos têm ódio de ter nascido brasileiro, vai lá pro Japão então, que uma árvore quando brota no solo já é contaminada, vai lá plantar banana na água.
    PAREM DE SER INÚTEIS QUERENDO SER IDEPENDENDENTES QUE O BRASIL NASCEU E VAI MORRER GRANDE!
    IMAGINE COMO SERIA SÃO PAULO SEM A AMAZÔNIA! NÃO IA TER PORRA NENHUMA, o pessoal só vê o dinheiro e não vê a riqueza natural que temos.
    Meu sangue é verde e amarelo, minha cor é bronzeada pelo tropical! Com muito orgulho!

    • felipe BH disse:

      Averdade é que o BRASIL poderia se dividir em 2 né,SUL E SUDESTE poderia ser um só PAÍS, deixando o resto da merda pra lá, principalmente nordestinos..que ficam fazendo imposiçao de cultura e obrigando agente a conviver com forró,axé etc..
      só porcaria !!! e acaba passando pra todo mundo lá fora que nossa cultura é somente isso..e pra maiores informaçoes quem falou ai que SÃO PAULO é maior produtor de CAFÉ…É o ESTADO QUE MAIS PRODUZ CAFÉ E LEITE na bosta desse BRASIL, é
      o 3º estado mais rico…é a terra do EIKE BATISTA NE GENTE, SEPULTURA, SKANK ,JOTA QUEST…! VIVA MINAS GERAIS

  25. felipe BH disse:

    No acumulado de janeiro a outubro de 2010, Minas Gerais exportou 12,85 bilhões de dólares volume equivalente a 11,33% do total brasileiro,abaixo de São Paulo (33,28%), e à frente do Rio Grande do Sul (8,58%), do Rio de Janeiro (8,34%) e do Paraná (7,28%). É um dos estados mais industrializados do país, obs: maior produçao de CAFÉ E LEITE DO PAIS !

  26. Bruno Alan disse:

    São Paulo sustenta os juro q o Brasil paga, não o Brasil. Se for ver mesmo, 14 estados do Brasil arrecadam mais impostos q recebem do Governo Federal. Ou seja, a maioria é locomotiva, não vagão. Vão ter q importar do Brasil tmb, aí, vão receber produtos mais caros pq terá barreira tributária. No fim, tudo ia continuar igual.

  27. Denis disse:

    A intolerância e a descriminação é a pior coisa deste pais, enquanto uma região ou estado quer ser melhor que outro, quando um brasileiro de qualquer estado , situação econômica , cor ou sotaque chega no exterior e tratado como merda e os mesmos ainda bajulam estes países.
    Enquanto não nos reconhecermos como um povo não serão eles que nos reconhecerão. Criem vergonha na cara e deixem de perder tempo com essas argumentações

  28. APENAS GENTE disse:

    Cambada de ignorantes e ridículos, hipocrítas… são os elos que formam a grande e forte corrente, seja solitário, isolado e tão imensa será essa sua insignificância. Quanta gente achando que é grande merda e diante de tantos problemas globaliozados sem solução aparente, onde seres humanos, dotados de sabedoria e humildade, tentam buscar soluções para matar a fome no mundo, em busca de saídas para as grandes crises mundiais, por culpa desse ou daquele… o fato é que somos todos semelhantes, não importa o Estado, o País, temos sentimentos, sentimos fome, sentimos frio, somos “gente”, precisamos e merecemos viver com dignidade. Talves o dia que vocês, hipocrítas estiverem no caixão, vão querer levar um pedacinho do Estado ou País onde nasceram e pelo qual, certamente não fizeram nada de útil
    para sí ou para o próximo, somente perderam tempo achando que era melhor que esse ou aquele. Que tristeza de porcaria de vida vocês estão vivendo! Ame o próximo, ajude o seu irmão, divida o seu pão, o seu cobertor, quem sabe assim alguem dividirá algo com você quando a “SUA CASA CAIR”, E VOCÊ ENTÃO, FINALMENTE, PERCEBER QUE NÃO É MERDA NENHUMA!!!!!!!!!

  29. washington disse:

    O maranhão tem que ser um pais proprio pois é um estado muito bom
    mas é muito esquecido por isso maranhão tem que se separar e se
    tornar mais rico e muito mais desinvolvido e viver na paz !

  30. joyce disse:

    É isso ai cara vc agora falow e disse maranhão tem que se separar e ser um pais
    pois nós iriamos viver com mais saude e desinvolvimento porque o maranhão iria
    se superar

  31. joão gabriel disse:

    Sudeste tinha que separar do Brasil,ai sim o Brasil ia a falência! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! O Brasil não é NADA sem o sudeste,principalmente sem SP, que é o maior estado economico do país e tem a quarta maior cidade do mundo!
    e outra…se o sudeste separasse do resto do Brasil eles iam ter que ouvir radinho a pilha! Kkkkkkk’ pq as sede das emissoras estao apenas em SP e RJ hahaha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s